Açores paisagem sonora

AÇORES PAISAGEM SONORA é um projecto da MaLa Cooperativa Cultural, realizado por Josep Cerdà do Laboratório de Arte Sonoro da Universidade de Barcelona, Departamento de Escultura, Faculdade de Belas Artes, grupo de pesquisa: “Barcelona, Recerca, Art i Creació ” BR: :AC / Agaur. Colaboração na gravação: Vicent Matamoros (UB).

Este projecto arrancou com a realização do Atelier de Paisagem Sonora, organizado pela referida cooperativa no âmbito do projecto Azores Combo (gerido por André Santos e Jorge Soares) e em colaboração com a Universidade dos Açores. O atelier foi coordenado por Montse Ciges, da MaLA- Cooperativa Cultural. O atelier teve lugar na referida Universidade entre os dias 27 e 29 de Outubro de 2010.

O projecto, tem a finalidade de realizar arquivos sonoros que recolham o património cultural imaterial sonoro mediante o seu registo e posterior catalogação científica.

A gravação sistemática de sons de um determinado ambiente natural ou cultural visa a construção de arquivos documentais das paisagens sonoras que permitam não só identificar os seus componentes, mas também possibilitar a sua preservação, estudo e posterior difusão.

Este trabalho é realizado a partir das directrizes da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003)


Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *