Un colloque communal sur le PCI à Machico (Madeira, Portugal)

Património cultural de Machico em debate

“O Património Cultural Imaterial de Machico” é a temática de um colóquio promovido pela Escola Básica e Secundária de Machico e pela Câmara Municipal de Machico em colaboração com a ARCHAIS, que irá realizar-se a 31 de Maio no Forum Machico.

A Escola Básica e Secundária de Machico e a Câmara Municipal local com o apoio da ARCHAIS promovem um colóquio subordinado à temática “O Património Cultural Imaterial de Machico”, que decorrerá no Forum Machico a 31 de Maio,
A abertura oficial, agendada para as 09h00, será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Machico, Emanuel Gomes
Ao longo do colóquio, serão abordados os temas: “A Convenção da UNESCO e a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial”, por Clara Cabral, do Departamento de Cultura do Conselho Nacional da UNESCO, “Crendices nos Santos Populares em Machico” por Lídia Neves, professora da Escola Básica e Secundária de Machico, “O contributo da tradição oral para a identificação da toponímia” por Duarte Mendes, “A toponímia de Machico. Memórias e Identidade” por Ricardo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Machico, “O meio ambiente a (s) actividade(s) humanas-uma ligação frequentemente esquecida” por João Lizardo, “Borracheiros do Porto da Cruz” pelo investigador e músico Rui Camacho. Haverá ainda espaço para debate, que será moderado por Albino Viveiros, animador sóciocultural da Câmara Municipal de Machico.
Esta iniciativa é aberta ao público em geral, com especial incidência na classe docente, de História e Património regional e local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone n.º: 291 964118 (Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho).
Adintamos que o Mercado Quinhentista de Machico, evento também organizado pela Escoal Básica e Secundária de Machico em conjunto com a edilidade local, vai realizar-se nos dias 5 e 6 de Junho.

Source de l’information et de l’illustration : Jornal da Madeira


Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *